CURSO
DE INICIAÇÃO A GRAVURA
Com
Franquilandia Raft e Maria Nery
No Ateliê 904
Av. Champagnat, 583, Sala 904,
Centro Médico Dr. Nilton de Barros, Praia da Costa, Vila Velha, ES
Contato: atelie904@gmail.com
Duração: 40 horas, divididas
em 8 aulas de 4 horas cada+1 exposição(exercício coletivo de
curadoria, montagem e apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas
aulas)
Período: de 25 de setembro a
27 de novembro de 2017
Dia e horário: Segundas, de
13 as 17 horas
Investimento: R$400,00 com
material incluso (2 x R$200,00)
Pré-requisito: Maior de 16
anos, com noções de desenho e disponibilidade para realizar “dever
de casa” semanal.
Proposta
Estudo da gravura nas artes
visuais com experimentação de técnicas, instrumentos, materiais e
suportes de xilogravura, gravura em relevo e oco relevo, monotipia e
linoleogravura.
Conteúdo
e cronograma de aulas
25 set |
O Ateliê 904:
apresentação do espaço físico, equipamentos disponíveis,
materiais e bibliografia a serem utilizados durante o curso. Exercício de Monotipia sobre acrílico ou vidro com tinta a óleo, fazendo impressão com a colher de pau. Percepção da imagem invertida (Espelhamento). Exercício de Monotipia sobre gelatina. |
02 out |
A xilogravura: matriz,
registro e impressão. Exercício de preparo de uma matriz em
madeira, entintagem e impressão com elaboração de registro,
calibragem e uso da prensa. |
09 out |
A experimentação de
gravura em relevo com matrizes em diferentes suportes. Escolha de
uma suporte para exercício: gesso, cera, parafina ou outro
material. |
16 out |
A linoleogravura.
Exercício de incisão, corrosão e impressão de uma matriz em
linóleo. |
23 out |
Possibilidades de
trabalhar cor na gravura: gravura aquarelada; matriz perdida ou
estêncil.
Exercício de aquarela em uma gravura. |
30 out |
Matrizes de plástico
para oco relevo: exercício de entalhe em ponta seca, entintagem e
impressão. |
06 nov |
Gravura em metal:
exercício de preparo da matriz em água-forte. |
13 nov |
Exercício de entintagem
e impressão de uma gravura em metal. |
27 nov |
Confraternização e
exposição das imagens produzidas durante o curso. |
OBS.:
Para o cumprimento desse conteúdo em tão curto prazo, toda semana
tem DEVER DE CASA (preparo de material, imprescindível para a aula
seguinte)
Principais
referências: Iberê Camargo, Marco Butti, Claudio
Mubarac, Goeldi, Evandro Carlos Jardim, Amanda Gordon Miller, Nancy
Marculewicz, Pablo Picasso, Henri Matisse, Cyril Power, Claude Fligt,
Sybil Andrews, Ernesto Bonato, Ulysses Bôscolo, Maria Bonomi e
Marcelo Grasmann.